domingo, 26 de abril de 2009

Afinal...O que é o Parto Humanizado?

Humanizar o parto significa respeitar a fisiologia da mulher, seu corpo e seus desejos.


Muitos hospitais e serviços médicos ignoram as regulamentações exigidas pela Organização Mundial de Saúde e Ministério da Saúde, seja por querer todo o controle da situação do parto, por conveniência dos hospitais em desocupar leitos mais rápido ou por comodidade de médicos e mulheres , afinal. . . . . . no mundo atual não se pode perder muito tempo.

Mas a ciência vem comprovando que muitas intervenções realizadas não trazem benefícios à mãe nem ao bebê.

Humanizar o parto é dar liberdade às escolhas da mulher, prestar um atendimento focado em suas necessidades, e não em crenças e mitos. O médico deve mostrar todas as opções que a mulher tem de escolha baseado na história do pré-natal e desenvolvimento fetal e acompanhar essas escolhas, intervindo o menos possível.

É a mulher que escolhe onde ter o bebê, qual acompanhante quer ao seu lado e tem liberdade de movimentação durante o trabalho de parto. Ela também escolhe qual a melhor posição na hora do nascimento e tem o direito de amamentar na primeira meia hora de vida do bebê.

A dor é entendida como uma função fisiológica normal e é a mulher quem escolhe se quer aliviá-la com métodos não-farmacológicos ou se deseja analgesia peridural.

O Parto Humanizado significa direcionar toda atenção às necessidades da mulher e dar-lhe o controle da situação na hora do nascimento, mostrando as opções de escolha baseados na ciência e nos direitos que tem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário